A segunda temporada do podcast "A Voz do Médico", promovido pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), iniciou mais um Ciclo de Debates com os candidatos à Prefeitura de Aracaju. O primeiro episódio dessa série contou com a participação de Emília Corrêa, candidata pelo Partido Liberal (PL), que expôs suas propostas de governo para a saúde pública e para a classe médica. Nessa nova temporada, os programas estão sendo gravados no Kendra Studio, localizado na Praça Camerino, 101, no Centro da capital sergipana.
O debate, com duração de uma hora, teve como tema central a saúde pública de Aracaju. A estrutura do programa incluiu a apresentação das propostas da candidata, seguidas de perguntas e respostas, e encerrou com as considerações finais. Os apresentadores do episódio foram os doutores Helton Monteiro e Argemiro Macedo, presidente e vice-presidente do Sindimed, respectivamente.
Emília Corrêa iniciou sua participação agradecendo a oportunidade de expor seu plano de governo para a saúde municipal. Ela relembrou sua última visita ao Sindicato dos Médicos, onde ouviu relatos impactantes sobre a difícil situação enfrentada pelos profissionais de saúde, que, segundo ela, sofrem com a falta de estrutura, respeito e cuidado por parte da administração pública.
“Os relatos que ouvi me tocaram profundamente e inspiraram algumas das propostas que integram meu programa de governo”, destacou Emília.
Entre as principais propostas da candidata, estão: garantir a autonomia e estabilidade dos profissionais de saúde, implementar um plano de carreira e realizar concursos públicos, de forma a assegurar que Aracaju conte com um quadro bem assistido de profissionais, evitando sua sobrecarga. “Essa autonomia do concurso público é muito importante, porque os profissionais não serão perseguidos, é uma proteção”, afirmou.
Emília também se comprometeu a ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros mais populosos, garantir o fornecimento contínuo de insumos de qualidade, criar dois centros de imagens (nas zonas Norte e Sul) e aumentar o número de especialistas, como neuropediatras, ginecologistas e obstetras nas UBS.
“Há um déficit de especialistas, e os que ainda atuam na rede pública estão adoecendo psicologicamente e emocionalmente. Não há incentivos que os motivem. O médico quer exercer bem sua função, mas o Município não oferece a estrutura mínima necessária para a valorização da carreira e do profissional como pessoa”, criticou.
Outra questão abordada por Emília foi o tempo de consulta estipulado entre 15 e 20 minutos, que, segundo ela, é inviável tanto para os médicos quanto para os pacientes. “Isso não existe nem para o profissional médico e nem para o usuário que procura a rede para ser atendido. Cada caso é específico”, ponderou.
A candidata também destacou a importância de garantir um ambiente de trabalho adequado, que proteja a integridade física dos médicos, demais profissionais de saúde e usuários. Como parte dessa solução, ela propõe a realização de concursos públicos para a Guarda Municipal.
O plano de governo de Emília inclui ainda a ampliação do Serviço de Urgência, com a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona de Expansão. Atualmente, Aracaju conta com apenas duas UPAs, uma na Zona Norte (Nestor Piva) e outra na Zona Sul (Fernando Franco). “Vamos ampliar esse serviço, o que demandará mais profissionais médicos e de saúde”, explicou.
Emília finalizou sua participação ressaltando que a reunião no Sindicato dos Médicos, onde esteve acompanhada pelo ex-senador Eduardo Amorim, foi produtiva e proporcionou um grande aprendizado sobre as questões enfrentadas pelos médicos no sistema de saúde de Aracaju.
“Nosso compromisso é garantir condições dignas de trabalho para os médicos, o que, por consequência, melhora a qualidade do atendimento à população. Quando valorizamos os médicos, melhoramos a eficiência do sistema de saúde como um todo. É fundamental cuidar e respeitar quem está de dentro das portas dos hospitais e unidades de saúde”, concluiu.
O ciclo de debates prossegue com os próximos convidados, a deputada licenciada Yandra Moura (União Brasil) e José Paulo (Partido Novo), na terça-feira, dia 27.
Para assistir ao debate completo com a vereadora Emília Corrêa, acesse o canal do Sindimed no YouTube.
Por Mércia Oliva, da Assessoria de Comunicação do Sindimed.